Apresentação
O Museu de Biodiversidade Tauari da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa - representa um marco no patrimônio natural do sudeste do Pará, contemplando atividades de educação ambiental, pesquisa da biodiversidade amazônica e a guarda e testemunho desse material biológico.
O Brasil abriga a biodiversidade do mundo mas ainda temos conhecimento de apenas uma fração de suas espécies. A sobrevivência da humanidade depende de uma base sólida de informação acerca de sua biodiversidade. Sendo assim museus são instrumentos extremamente valiosos, por serem locais de guarda e estudo do patrimônio natural, cultural e histórico de uma região.
A Unifesspa vem realizando diversas ações afirmativas de respeito e valoração da biodiversidade especialmente em seu contexto regional, no sudeste do Pará. Também vem desenvolvendo diversas ações na promoção do conhecimento científico, da educação ambiental e da responsabilidade biosocial. Uma dessas ações é o Projeto Tauari, fruto de um acordo de cooperação entre a Unifesspa e o Exército Brasileiro com o intuito de conhecer a diversidade local e, principalmente, realizar a recomposição florestal de áreas às margens do Rio Tauari, tributário do Rio Tocantins. Esse projeto foi desenvolvido no triênio 2017-2019 e os resultados foram excelentes, com centenas de mudas de árvores plantadas, centenas de espécies da fauna sendo estudadas e dezenas de espécies inteiramente novas para a ciência sendo descobertas. O sucesso desse projeto gerou na comunidade unifesspiana o desejo de expandir horizontes e estabelecer um local que seja, ao mesmo tempo um espaço para educação ambiental, contribuindo no processo de conscientização da comunidade local em relação a preservação, espaço de excelência em pesquisa da biodiversidade amazônica e também de guarda e testemunho desse conhecimento em coleções biológicas. Esse espaço foi destinado pela PROPIT (Pro-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica) e em outubro de 2018 nascia o Museu de Biodiversidade Tauari.
Dia histórico da mudança para o Museu Tauari
De lá pra cá o museu já realizou diversas ações de extensão, criou e ampliou suas coleções biológicas, auxiliou na formação de vários alunos de graduação e pós-graduação e produziu diversos trabalhos acadêmicos de relevância internacional.
O Museu de Biodiversidade Tauari tem esse nome em função do rio Tauari, que é um dos tributários do rio Tocantins e passa aos fundos da Unidade III da Unifesspa, onde se encontra o museu. Também é o nome de uma árvore amazônica, o tauari.
Redes Sociais